Emissão Renascença | Ouvir Online

“A Igreja vive da palavra”

15 abr, 2012

D. José Policarpo falava no encerramento da participação de Lisboa na Missão Metrópoles.

“A Igreja vive da palavra”

A importância da palavra na missão da Igreja foi destacada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, ontem, na leitura do Evangelho de São Marcos, que decorreu na Sé de Lisboa.

“A Igreja vive da palavra e, quando se perde essa dimensão, qualquer coisa morre na identidade profunda da Igreja como povo crente. Sempre foi assim”, afirmou D. José Policarpo.

“Marcos, que foi hoje o santo da festa, tem uma espécie de slogan. Ele repete muitas vezes no seu Evangelho: quem tiver ouvidos para ouvir, ouça. Permitam-me que termine assim este nosso encontro: quem tiver ouvidos para ouvir, ouça; quem tiver um coração aberto, que sinta, que aceite a mensagem, que deseje muito muito muito ser cada vez mais Igreja, ouvindo a palavra, meditando a palavra”, sublinhou o Patriarca de Lisboa.  

O Evangelho de São Marcos foi lido este domingo, na Sé de Lisboa, por vários artistas, jornalistas, actores, animadores. Dina Isabel, directora da Rádio SIM, emissora que integra o Grupo r/com - renascença, comunicação, multimédia, leu parte do texto.

“Foi um desafio lançado pelo Patriarcado, que eu acolhi com muito agrado, com muita responsabilidade, e que agora, depois de ter terminado, me deixa algum alívio e muita satisfação por ter podido partilhar deste encerramento da Missão Metrópoles e de ter dado voz a palavras como estas do Evangelho de São Marcos”, disse Dina Isabel.

A proclamação do Evangelho segundo São Marcos conclui a participação de Lisboa na Missão Metrópoles, iniciativa do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização que se estendeu a mais 11 cidades europeias: Paris, Budapeste, Bruxelas, Viena, Liverpool, Dublin, Turim, Barcelona, Frankfurt, Zagreb e Varsóvia.