Emissão Renascença | Ouvir Online

D. Nuno Brás

"Renascença deve ser a voz e o rosto da Igreja"

09 abr, 2012

Bispo-auxiliar celebrou uma missa de acção de graças pelos 75 anos da emissora católica portuguesa.

"Renascença deve ser a voz e o rosto da Igreja"
Foto: Patriarcado de Lisboa
A missão da Renascença na sociedade portuguesa foi hoje sublinhada por D. Nuno Brás, bispo-auxiliar de Lisboa, que presidiu na Igreja do Sacramento, em Lisboa, a uma missa de acção de graças pelos 75 anos da emissora católica portuguesa.

Na sua homilia D. Nuno Brás deixou bem claro que o trabalho da Renascença não se limita à transmissão de conteúdos religiosos: “A Renascença decidiu, desde o seu início, não ser uma emissora apenas de conteúdos explicitamente cristãos e religiosos. Ela percebeu que o dinamismo da Encarnação, aquele em que o Verbo de Deus se une a cada um e faz suas as alegrias e as tristezas da humanidade, é, como afirmava o Concílio Vaticano II, caminho da Igreja”.

Essa vocação de ser uma emissora de conteúdo também generalista não liberta o grupo de uma certa responsabilidade: “Não a pode eximir da consciência de, tratando de realidades à primeira vista meramente humanas, ter sempre diante de si a realidade divina do homem”.

D. Nuno Brás foi ainda mais preciso e dirigiu uma mensagem a cada funcionário da Renascença: “Em cada locutor, em cada jornalista, em cada técnico e em cada funcionário da Renascença, os seus ouvintes esperam a voz, o rosto da Igreja. E por isso esperam, e têm direito de o fazer, o anúncio feliz daquela vida nova que apenas o Ressuscitado nos pode oferecer”.

Ainda na sua homilia, o bispo-auxiliar de Lisboa deu os parabéns à Renascença - e não só: “Está de parabéns a Rádio Renascença, está de parabéns a Igreja, estão de parabéns os cristãos e o próprio povo português, que constitui afinal a sua alma e a sua razão de ser. Somos, de um modo ou de outro, herdeiros de um passado difícil, mas glorioso, que longe de enjeitarmos queremos fazer nosso e do qual pedimos a Deus que nos faça dignos”.

Esta tarde, pelas 17h00, a emissora católica portuguesa vai ser condecorada pelo Presidente da República com o título de membro honorário da Ordem de Mérito.