Emissão Renascença | Ouvir Online

O Patriarca, o Breguet e o Photoshop

09 abr, 2012

Desde que expressou apoio a Putin, o Patriarca de Moscovo tem sido fortemente criticado na internet.

O Patriarca, o Breguet e o Photoshop
Um relógio no valor de 23 mil euros tornou-se a última dor de cabeça do Patriarca Kiril, de Moscovo.

O Patriarca, que lidera a maior e mais influente igreja da comunhão ortodoxa, foi fotografado a usar o relógio, que terá sido um presente.

A utilização em si já seria o suficiente para despertar acusações por parte de críticos, que consideram que Kiril leva uma vida luxuosa que não é condizente com a sua posição de líder religioso, mas o facto de alguém no patriarcado ter recorrido ao Photoshop para apagar o relógio do seu pulso apenas piorou a situação.

A adulteração da imagem ficou incompleta, porém, e o reflexo do relógio ficou visível no tampo da mesa onde Kiril tinha o braço pousado.

O patriarcado emitiu um comunicado em que pediu desculpa pela edição da imagem, afirmando que o acto tinha violado a sua política e princípios éticos.

Contudo, o relógio não foi referido, nem se confirma se se trata mesmo de um Breguet, que custa cerca de 23 mil euros. A utilização ou não desse adereço é visto como um aspecto da vida pessoal do Patriarca.

A Igreja Ortodoxa da Rússia goza de uma relação estreita com o poder político em Moscovo. O Patriarca descreveu recentemente os anos do Governo de Vladimir Putin como “um milagre”, o que o tornou um alvo de todos aqueles que criticam o regime.