Tempo
|

Vaticano envia mensagem a budistas

03 abr, 2012

A mensagem chama a atenção para os valores essenciais da humanidade. Para a União Budista em Portugal, esta atitude vem promover o diálogo entre culturas.

O Vaticano enviou uma mensagem aos budistas de todo o mundo por ocasião da sua principal festividade, o “Vesakh”. Um acontecimento que assinala os quatro grandes momentos da vida de Buda, que viveu há 2.600 anos.

A mensagem chama, sobretudo, a atenção para valores essenciais da humanidade. “A paz, a justiça social, uma economia mais justa, uma organização política mais participativa, uma consciência cívica mais activa, preocupação com o estado do planeta e a relação do homem com outros seres vivos”, explica o presidente da União Budista Portuguesa.

Paulo Borges elogiou ainda as palavras da Santa Sé: “Fico contente por esta ser uma mensagem dirigida aos budistas por ocasião duma festividade que é a mais importante da nossa tradição”. O responsável acrescentou estar satisfeito com a “abertura do Vaticano, no sentido, de promover, cada vez mais, o diálogo inter-religioso e entre as culturas”.

Uma consciência ética mais global é uma das propostas da comunidade budista em Portugal que está a comemorar a principal festividade da religião, o “Vesakh”.