Emissão Renascença | Ouvir Online

Quaresma

Jovens devem ter “coragem de olhar de frente o mistério de Jesus”

01 abr, 2012

D. José Policarpo fez este domingo na Sé de Lisboa a sexta catequese quaresmal.

Jovens devem ter “coragem de olhar de frente o mistério de Jesus”
Neste dia Mundial da Juventude, D. José Policarpo apela à juventude católica para se juntar e ser ela própria testemunha no mundo de que "vale a pena seguir o Senhor".

A sexta Catequese Quaresmal do Cardeal Patriarca de Lisboa foi dedicada aos jovens. D. José Policarpo diz que estes devem ter a "coragem olhar de frente o mistério de Jesus”.

João Paulo II escolheu o Domingo de Ramos para Dia Mundial da Juventude porque queria que os jovens olhassem de frente o mistério de Jesus Cristo, disse o Cardeal.

“Neste dia, no início da Semana Santa, em que participamos do Seu triunfo na entrada de Jerusalém e depois ficamos chocados com o realismo da sua morte aquela grandeza de coração de quem se oferece, de quem tem coragem de dizer a Deus: ‘faça-se a Tua vontade e não a minha’”, acrescenta.

O Cardeal Patriarca lembra que “desejamos o Senhor, desejamos um encontro mais profundo com Ele, desejamos que Ele seja alguém na nossa vida, desejamos que Ele seja a nossa força, a nossa luz, o amor que não mente, o projecto que não desilude. É que, se não O desejamos é porque Ele ainda não nos tocou o coração”.

“O desejo é o dinamismo humano que nos leva mais longe, com uma certeza: cada vez que O experimentamos mais ficamos apenas a desejá-lo mais”.

Na última catequese, D. José Policarpo desafia ainda os jovens a confrontarem-se com Cristo e a aprofundarem a sua vivência na fé.