Emissão Renascença | Ouvir Online

Rio critica Governo por não apoiar programa de reabilitação urbana

29 mar, 2012

Autarca da “Invicta” não percebe porque não se aposta num programa que tem retorno e custa uma verba irrisória ao Estado.

Rio critica Governo por não apoiar programa de reabilitação urbana

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, critica o Governo PSD/CDS por não pagar 1,2 milhões de euros que deve à Sociedade de Reabilitação Urbana da cidade e lamenta que o Executivo continue a não combater o desemprego.

“A obrigação do Governo é combater o desemprego e, portanto, não se entende como se vai arruinar um projecto por causa de uma verba irrisória de 1,2 milhões de euros por ano, que é o único dinheiro que a administração central dá à segunda cidade do país para reabilitar a parte mais antiga da cidade. Isto é incompreensível”, disse Rio.

O autarca da “Invicta” lembra que a “verba devia estar paga quase há um ano, devia ter sido paga em Abril do ano passado”. “O Governo deve assumir o pagamento da dívida e, de imediato, a Câmara paga também a sua parte”, acrescenta.

“Como é possível Portugal estar na situação dramática em que está e nós ainda estarmos a incentivar mais o desemprego. Não posso aceitar isto da parte de nenhum Governo tenha a cor que tiver porque eu estou aqui para defender o Porto e o país, não estou para defender situações de completa irracionalidade”.

Rui Rio acrescenta que “o problema é acabar a reabilitação urbana da baixa e do centro histórico do Porto, que é património mundial da humanidade, um projecto criador de emprego, criador de crescimento económico, potenciador do turismo, um projecto com efeito multiplicador notável”.

Esta quinta-feira há reunião da Assembleia Geral da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto.