Tempo
|

Imolações tibetanas chegam à Índia

26 mar, 2012

Autoridades de Nova Deli aumentam a segurança nos arredores da embaixada chinesa. Tibetanos protestam vinda do presidente chinês.

Um manifestante tibetano imolou-se pelo fogo esta manhã na capital da Índia, em protesto contra a visita ao país do presidente chinês Hu Jintao, que vai participar numa cimeira.

Jampa Yeshi pegou fogo ao seu próprio corpo e correu dezenas de metros antes de colapsar no chão. Outros manifestantes procuraram apagar as chamas e a vítima, ainda viva, foi levada para o hospital onde está a receber tratamento por queimaduras graves.

Este terá sido o 30º manifestante, entre homens e mulheres, religiosos e leigos, a escolher esta forma de protesto contra a ocupação chinesa do Tibete, mas os casos fora da China e do território tibetano têm sido muito raros. Este terá sido apenas o primeiro caso na Índia, onde vive uma grande comunidade tibetana e onde tem sede o Governo exilado do Dalai Lama.

A auto-imolação de Jampa Yeshi surge poucos dias depois de um carpinteiro de 40 anos, e pai de três filhos, se ter imolado no leste do Tibete.