Emissão Renascença | Ouvir Online

Concílio Vaticano II “é hoje mais actual que há 50 anos”

07 mar, 2012

D. José Policarpo esteve nas jornadas de Teologia que decorrem na Universidade Católica, em Lisboa.

Concílio Vaticano II “é hoje mais actual que há 50 anos”

O Concilio Vaticano II, passados 50 anos, mantém-se mais actual que nunca. O sublinhado é do Cardeal Patriarca de Lisboa que considera por isso que a Igreja não deve perder a oportunidade de repensar os seus caminhos.

“Acho que ele [Concílio Vaticano II] é hoje mais actual que há 50 anos. Cinquenta anos depois pode decidir muito da maneira como nós retomamos o Concílio Vaticano II, o futuro da Igreja, desafios como a Nova Evangelização, entre nós, em Portugal, repensar profundamente a maneira da Igreja actuar”, disse.

Depois, D. José Policarpo lembrou a situação dramática que se vive na Síria para dizer qual deve ser a missão e o posicionamento da Igreja: “A Igreja não pode desconhecer isto, não pode estar diante das realidades difíceis do mundo contemporâneo. Ver o que se está a passar na Síria é uma situação que nos faz vibrar todas as nossas capacidades de esperança e de ter uma reacção positiva diante da humanidade”.

“A função da Igreja não é julgar, condenar, mas é salvar”, acrescentou o Cardeal Patriarca nas jornadas de Teologia que decorrem na Universidade Católica, em Lisboa.