Emissão Renascença | Ouvir Online

D. Jorge Ortiga agradece serviço de D. Eurico a Braga

06 mar, 2012 • Isabel Pacheco

Arcebispo emérito de Braga completa hoje 89 anos e é homenageado com uma exposição no museu da Sé.

D. Jorge Ortiga agradece serviço de D. Eurico a Braga
Mais que uma homenagem em dia de anversário, o tributo da Arquidicoese de Braga a D. Eurico Dias Nogueira pretende ser, sublinha o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, “um momento simples, de alegria e de gratidão pelo amor e pela generosidade” do Arcebispo Emérito de Braga que completa, agora, 89 anos.

“É um momento de reconhecimento pelo amor que sempre dedicou à arquidiocese de Braga, um amor que não é uma mera teoria mas que e concretizado em obras, como agora ter oferecido algumas peças do seu espólio particular ao museu da Sé, cada uma carregada de alguma afectividade e de alguma recordação do seu ministério”, explica o actual Arcebispo de Braga.

Para além da arquidiocese, D. Eurico revelou a mesma dedicação também em experiências missionárias em Angola e Moçambique que devem, diz D. Jorge, servir de interpelação para uma responabilidade missonária para os dias de hoje.

“A sua experiência missionária em Moçambique e em Angola, para mim e para a arquidiocese deve ser uma interpelação para tomarmos uma verdadeira responsabilidade por aquilo a que chamaria uma consciência missionária que devemos ter”, considera.

D. Jorge Ortiga inaugura hoje no Museu da Sé a exposição: “D. Eurico: memórias e gratidão”,
uma das iniciativas do tributo que tem início pelas 17h30, com a celebração de uma eucaristia presidida por D. Jorge e com a presença do homenageado: D. Eurico Dias Nogueira.