Tempo
|

Setúbal

Cáritas alerta para dificuldades das famílias

05 mar, 2012 • Marisa Gonçalves

Mais de 240 famílias foram alvo de acompanhamento continuado. Foram ainda distribuídas mais de 100 mil refeições.

Cáritas alerta para dificuldades das famílias
A Cáritas de Setúbal apresentou esta segunda-feira os dados referentes ao trabalho de atendimento social, uma das valências que visa o apoio a pessoa e a famílias em situação de carência. Em 2011, foi prestado acompanhamento continuado a 248 famílias, mas o presidente da Cáritas, Eugénio da Fonseca, diz que os dados ainda não reflectem os atendimentos feitos em todas as paróquias de Setúbal, pelo que a realidade será ainda mais grave.

“Estamos a falar apenas de um posto de atendimento, que não é expressivo dos 58 postos que existem na diocese. Por outro lado, também não entram todos os outros atendimentos que fazemos nas valências que já estão estabelecidas e que são comparticipadas em parte pela Segurança Social, nomeadamente no que diz respeito a sem-abrigo e portadores de HIV, que também aumentou significativamente”, explica.

Os números são bem reflectidos na quantidade de refeições distribuídas pela organização, aponta Eugénio da Fonseca. “Para se ter ideia, em 2011 foram distribuídos cerca de 108 mil refeições, incluindo almoço e jantar, só na valência dos sem-abrigo.”

Os próximos tempos prometem ser difíceis, considera o presidente da Cáritas. O aumento do desemprego fará com que muitas famílias continuem dependentes desta ajuda.