Emissão Renascença | Ouvir Online

“Do amor à caridade”

04 mar, 2012

Segunda catequese quaresmal com D. José Policarpo.

“Do amor à caridade”

O Cardeal Patriarca de Lisboa dedicou a segunda catequese quaresmal à dimensão católica do matrimónio.

Disse D. José Policarpo que o matrimónio “não é apenas a vocação humana para o casamento é uma vocação para a santidade”. “É um caminho escolhido em diálogo com Deus para a fidelidade cristã em ordem à plenitude que o Senhor quer que cada um de nós alcance através da sua caminhada na vida. Isso é uma vocação cristã entre as muitas vocações a que o Senhor chama os cristãos”.

O Cardeal alerta, no entanto, que “antes de mais que as pessoas sejam capazes de confrontar o seu desejo de se casar com o ideal cristão que isso supõe e que percebam, nesse discernimento, que querem ir mais longe do que a realização instintiva do amor do homem e da mulher para constituir uma família”.

Neste segundo domingo, na Sé de Lisboa, o Cardeal Patriarca deixou claro que “uma igreja em que as famílias não se amem, assim, em Cristo é uma igreja pobre que dificilmente encontrará a sua verdade e que sobretudo dificilmente encontrará o dinamismo necessário para viver a Santidade e anunciar o amor de Deus pelos homens”.

“O casamento católico é um dom ao outro, um dom à família que constituíram, um dom à igreja a que pertencem, um dom à humanidade tão necessitada e carenciada deste amor generoso”, acrescenta D. José Policarpo.