Emissão Renascença | Ouvir Online

Viseu prepara jubileu de São Teotónio

02 fev, 2012 • Liliana Carona

D. Ilídio Leandro quer dar a conhecer à cidade e à diocese a vida do primeiro santo português.

Uma grande exposição, um livro infantil e uma peregrinação com a relíquia de São Teotónio são algumas das iniciativas que vão marcar as comemorações jubilares do padroeiro da diocese de Viseu.

As festividades arrancam dia 16 e vão prolongam-se até final do mês de Junho. O principal objectivo é dar a conhecer a vida e a obra do que foi o primeiro santo português.

O dia da Nossa Senhora das Candeias foi a data escolhida para apresentação do programa das comemorações jubilares do primeiro Santo português, padroeiro da Diocese e da cidade de Viseu. D. Ilídio Leandro destaca os momentos altos das festividades.
A exposição tem um valor muito grande, será culturalmente um acontecimento porque trará documentos que são inéditos e estarão acessíveis durante alguns meses. Porém, a passagem da relíquia vai ser o acontecimento que marca este ano de comemorações”

Comemorações de elevada importância, considera o Bispo de Viseu, pois são muitos os que não sabem quem foi S. Teotónio: “O dia de São Teotónio não tem adesão quase nenhuma nem da cidade nem da diocese. Dá-lo a conhecer é reconhecer um pouco e fomentar a identidade da própria igreja diocesana que tem um padroeiro que foi prior da Sé, que foi administrador apostólico – nessa altura não havia bispo – e portanto é naturalmente um elemento eclesial mais importante na diocese torná-lo próximo das pessoas”, explica.

As comemorações jubilares do primeiro Santo português, padroeiro da Diocese e da cidade de Viseu incluem ainda o lançamento de um livro infantil sobre São Teotónio.