Emissão Renascença | Ouvir Online

Mais um bispo anglicano recebido na Igreja Católica

09 jan, 2012

Robert Mercer for formado na Igreja Anglicana mas passou os últimos anos numa facção dissidente de anglicanos conservadores. Deverá ser ordenado sacerdote em breve.

Mais um bispo anglicano recebido na Igreja Católica
Mais um bispo anglicano foi recebido na Igreja Católica no passado fim-de-semana, ao abrigo do ordinariato pessoal criado por Bento XVI para receber ex-anglicanos que queiram entrar em comunhão com Roma, preservando aspectos do seu património litúrgico.

Robert Mercer é natural do Zimbabué, onde fez o seu percurso religioso. Foi nomeado bispo de Harare em 1977.

Em 1989 deixou a Igreja Anglicana para se juntar a um ramo dissidente, formado por anglicanos conservadores, a Comunhão Anglicana Tradicional, mais especificamente na Igreja Anglicana Católica do Canadá.

Robert Mercer é o primeiro bispo inglês não casado a aderir ao ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, é por isso possível que seja ordenado bispo na Igreja Católica. Contudo, a elevação episcopal não é provável dado a idade avançada do candidato, que completa em breve 77 anos. Por norma os bispos que entram na Igreja Católica, mesmo solteiros, devem servir durante alguns anos como padres antes de ser considerada a ordenação como bispos.

Mercer foi recebido na Igreja Católica por monsenhor Keith Newton, actual responsável pelo ordinariato. A sua ordenação como padre católico deve acontecer nos próximos meses.