Emissão Renascença | Ouvir Online

D. José Saraiva Martins completa hoje 80 anos

06 jan, 2012 • Domingos Pinto

Arcebispo português deixa de poder votar num eventual conclave no dia em que é anunciado que Portugal vai ter mais um cardeal.

D. José Saraiva Martins completa hoje 80 anos
No dia em que o Papa anunciou o próximo consistório - precisamente na missa desta Sexta-feira, festa da Epifania, o Cardeal D. José Saraiva Martins celebra os seus 80.anos de vida.

A partir daqui e segundo o Direito Canónico, o prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos vai deixar de ser ‘eleitor’ num eventual conclave para eleição de um novo Papa.

D. José Saraiva Martins participou, contudo, no último que elegeu Bento XVI. Uma experiência que o Cardeal português diz que viveu com muito tranquilidade: “É uma experiência muito importante para a Igreja, e uma experiência que é difícil esquecer, mas que eu vivi com muita tranquilidade e com muita serenidade. Naturalmente que temos a obrigação de eleger o sucessor de Pedro aquele cardeal que parece ser o mais indicado para governar a Igreja.”

Para o arcebispo português este é um dia de acção de graças: “Fui ordenado padre aqui em Roma, consagrei-me totalmente à Igreja, tanto como reitor da Universidade Urbaniana de Roma, como prefeito da congregação da educação católica ou da Causa dos Santos. Tive uma vida cheia, e por isso sinto a obrigação de agradecer a Deus tudo o que me concedeu nestes anos”.

Os anos enquanto prefeito da Congregação para a Causa dos Santos foram talvez os que mais marcaram o cardeal português, que salienta alguns dos números do seu mandato.

“Foi uma experiência única, extraordinária, que me levou a compreender melhor a verdadeira natureza da Igreja. João Paulo II dizia que a Igreja tem de ser santa, porque se não fosse não seria a Igreja de Cristo, seria uma organização filantrópica como tantas outras. Pois bem, nos anos em que exerci essa função tive a possibilidade de experimentar esta santidade não abstracta, mas na vida de carne e osso dos santos. Na minha prefeitura subiram aos altares 1320, entre Santos e Beatos, foi uma experiência muito enriquecedora”, recorda.

D. José Saraiva Martins foi criado cardeal em 2001, por João Paulo II que o tinha nomeado como prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, a 30 de Maio de 1998, um cargo que desempenhou até 9 de Julho de 2008.