Emissão Renascença | Ouvir Online

D. Manuel Monteiro de Castro é cardeal. Consistório a 18 de Fevereiro

06 jan, 2012

D. Manuel Monteiro Castro torna-se no terceiro português com assento no conclave.

D. Manuel Monteiro de Castro é cardeal. Consistório a 18 de Fevereiro
O Papa Bento XVI marcou para 18 de Fevereiro um consistório para a criação de 22 novos cardeais, entre os quais, o português D. Manuel Monteiro de Castro.

Esta elevação ao cardinalato já era esperada, uma vez que, ontem, D. Manuel tinha sido nomeado penitenciário-mor da Santa Sé.

O anúncio foi feito pelo Papa, esta manhã, em Roma, durante o Angelus.

“Anuncio com grande alegria que no próximo 18 de Fevereiro, realizarei um consistório no qual nomearei 22 novos membros do colégio cardinalício. Como é sabido, os cardeais têm a tarefa de ajudar o sucessor do Apóstolo Pedro na realização do seu ministério e confirmar os irmãos na fé e exercer o princípio e fundamento da unidade  e da comunhão na Igreja”, disse Bento XVI.

D. Manuel Monteiro de Castro torna-se, assim, no terceiro cardeal português, juntando-se ao Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e a D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, que esta sexta-feira cumpre 80 anos. Deste modo, perde o estatuto de eleitor, não podendo participar num eventual conclave.

D. Manuel está na Cúria Romana desde Julho de 2009, quando assumiu o cargo de secretário da Congregação para os Bispos, tendo sido, posteriormente, nomeado por Bento XVI como consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e secretário do Colégio Cardinalício.