Tempo
|

Cáritas acredita na solidariedade dos portugueses

21 nov, 2011 • Ângela Roque

Campanha "10 milhões de Estrelas" é a última oportunidade para várias dioceses onde a Cáritas já esgotou os seus recursos. Mais dinheiro só virá em Abril de 2012

Cáritas acredita na solidariedade dos portugueses
A Cáritas Portuguesa lança hoje a Campanha de Natal "10 milhões de Estrelas - um gesto pela paz". Só nos primeiros dez meses deste ano, foram assistidas mais de 28 mil famílias, mas os pedidos de ajuda não param de aumentar. A Cáritas confia, por isso, na solidariedade, apesar da crise.

“Vamos ser generosos. Temos muita esperança na solidariedade dos portugueses. Se não tivermos esta ajuda, só teremos outra oportunidade, que é o peditório público que se realizará em Março do próximo ano, cujas verbas só estarão disponíveis entre Abril e Maio. Há caritas diocesanas que já não têm recursos financeiros”, adianta Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

Esta é a nona edição da campanha “Dez Milhões de Estrelas”. Para aderir, basta um euro: “Basta um euro para adquirir uma vela, para acender e colocar nas janelas das nossas casas na noite de Natal como sinal de esperança”, explica o dirigente.

Um total de 65% das verbas vai ser canalizado para as cáritas diocesanas e o restante vai para a Somália, atacada por uma onda de fome: “Pelas notícias que nos têm chegado, morrem diariamente largas dezenas de crianças de fome. Optámos por dar-lhe esse destino”.

As velas estão à venda nas paróquias, escolas e outras instituições que aderiram à iniciativa.