D. António Couto é o novo bispo de Lamego

19 nov, 2011

Prelado foi recentemente reeleito presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.
D. António Couto é o novo bispo de Lamego
D. António Couto é o novo bispo de Lamego. A nomeação acaba de ser anunciada pelo Vaticano. O até agora Bispo Auxiliar de Braga vai substituir no cargo D. Jacinto Botelho, que resignou por limite de idade.
 
Ouvido pela Renascença, D. António Couto acolhe esta nomeação do Papa com naturalidade, não foi uma surpresa. Vai exercer esta missão com "alegria, sensibilidade e paixão".

O novo bispo acrescenta que o caminho da diocese está traçado e tem um lema feliz centrado "na família e a Igreja nos caminhos da nova evangelização".

D. António Couto tem 59 anos de idade e é natural de Vila Boa do Bispo, concelho de Marco de Canaveses.

Auxiliar de Braga desde 2007, na recente Assembleia Plenária dos Bispos foi reeleito presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.

Formado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, é professor da Universidade Católica desde 1990.

Com um percurso ligado às missões exerceu vários cargos, um deles o de Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova. Em 2004, João Paulo II nomeou-o membro da Congregação para a Evangelização dos Povos.

D. Manuel Clemente, bispo do Porto, confessa que foi com muito agrado que recebeu a notícia desta nomeação.

“Com muito agrado, como já aqui há tempos olhei a sua nomeação episcopal. Porque o D. António Couto, para além das suas qualidades pessoais que são muitas, como pastor e como biblista e como divulgador sério dos ensinamentos bíblicos e com uma grande capacidade de comunicação, sendo que um bispo é antes de mais um evangelizador, ele traz para a Igreja de Portugal e agora à Igreja que lhe foi directamente confiada, a sua disponibilidade missionária, que é fundamental”, considera.

Autor de vários livros, D. António Couto, é também uma presença habitual na Internet, no site boanova.pt, onde apresenta reflexões pessoais e estudos sobre a Bíblia.