Tempo
|

Conferência Episcopal

Bispos reduzem número de comissões e elegem presidentes

08 nov, 2011

Passa de nove para sete o número de comissões episcopais. Os presidentes para o triénio 2011-2014 já foram eleitos.

A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que está reunida em Fátima, decidiu reduzir para sete o número de Comissões Episcopais para o triénio 2011-2014. Até aqui, havia nove comissões. Os bispos elegeram também os novos presidentes das comissões. 

D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, foi eleito para a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé. D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, vai assumir a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana. D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, é o nome indicado para a Comissão Episcopal do Laicado e Família.

D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, foi eleito para a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios. D. Pio Alves de Sousa, Bispo Auxiliar do Porto, vai assumir a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, vai presidir à Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade. D. António Couto, Bispo Auxiliar de Braga, foi eleito para a Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.

A Assembleia Plenária elegeu ainda como delegados para o próximo triénio D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, para as Relações dos Bispos e Vida Consagrada, e D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE).

Por inerência do cargo, a CEP é representada pelo seu presidente, D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, no Pontifício Colégio Português e no Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE).

Na Universidade Católica Portuguesa, e ainda no triénio 2011-2014, a CEP será representada pelo seu Magno Chanceler, D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa.