Tempo
|

CEP

Bispos apelam a reforço da solidariedade no novo orçamento

11 out, 2011 • Paula Costa Dias

“Numa ocasião de crise a solidariedade é uma força substancial”, afirma o porta-voz da Comissão Episcopal Portuguesa.

Os bispos portugueses estão preocupados com o possível agravamento das medidas de austeridade e estão a preparar uma nota pastoral apelando à solidariedade. Na reunião do Conselho Permanente, que hoje decorreu em Fátima, analisaram uma proposta da nota que sairá da assembleia Plenária de Novembro.

Os bispos acreditam que o pior ainda está para vir, por isso, entendem que há ainda muito que fazer para ajudar quem mais precisa, disse no final da reunião, o porta-voz da CEP, padre Manuel Morujão. “A Igreja não antecipa, mas é o que dizem todos os indicadores e, inclusive, o próprio Governo. O primeiro-ministro avisou que vamos ter o orçamento que será o mais duro da nossa história. De certeza que vai ser dialogado, para encontrar o consenso possível, mas temos de estar preparados para um amanhã mais difícil do que hoje”.

Daí a preparação desta nota pastoral, que será publicada na próxima assembleia plenária de Novembro, e vai apelar à solidariedade. “A solidariedade é sempre algo fundamental numa sociedade, que se não desagrega-se. Numa ocasião de crise é uma força substancial. Há que promover vitaminas para os que estão subnutridos. Para aqueles que não têm possibilidade de ir adiante e ultrapassar a presente crise, por isso este dever de solidariedade vai ser apelado”, confirma o porta-voz da CEP.

Quanto ao impacto das novas medidas nas Instituições Particulares de Solidariedade Social, nomeadamente no que diz respeito ao aumento do IVA, o padre Morujão fala da proporcionalidade: “Acho importante ter em conta que a exigência deve ser proporcional à capacidade e ver se as Instituições de Solidariedade poderão corresponder a esta exigência, que agora é posta concretamente no IVA”.

Nesta reunião foi também analisada uma proposta de remodelação das comissões episcopais. De nove passarão para sete, sendo que algumas vão ser fundidas.