Emissão Renascença | Ouvir Online

Bispos portugueses querem levar “visão de esperança” ao Papa

04 set, 2015 • Paula Costa Dias

Última visita "ad limina" foi em 2007. Bispos vão ter encontros com Francisco e celebrar missa nas quatro basílicas papais.

Bispos portugueses querem levar “visão de esperança” ao Papa

Os bispos portugueses partem esta sexta-feira para Roma onde vão em visita "ad limina". Trata-se de uma prática que, de cinco em cinco anos, leva os bispos de um país a visitar o Papa e a manter encontros com responsáveis de diversas instituições da Santa Sé.

Os bispos vão encontrar-se com o Papa já na próxima segunda-feira e rezar em quatro basílicas papais - São Pedro, São Paulo Fora-de-Muros, São João de Latrão e Santa Maria Maior -, bem como na igreja de Santo António dos Portugueses.

A visita inclui uma série de encontros com os responsáveis das diversas instituições da Santa Sé - Congregações e Conselhos Pontifícios - e uma visita à sede da Cáritas Internacional.

O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, vai participar pela primeira vez numa viagem deste tipo. O momento, confessa, será de alguma emoção, já que vai levar ao Papa o retrato de uma igreja com esperança.

“Sabemos que há muitas possibilidades para a Igreja concretamente no nosso país, e sabemos que há dificuldades e problemas, a necessidade de despertar muitos mais homens e mulheres para o sentido de pertença à Igreja e no mundo, mas a nossa visão é de uma esperança e uma confiança muito grande”, diz D. Virgílio à Renascença.

O bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas, integra pela terceira vez uma visita "ad limina". Para o prelado, há que mudar a forma como se olha as segundas uniões sobre pena da Igreja falhar a sua missão.
 
“Se não tivemos esse olhar de companheiros de caminho, então podemos falhar a nossa missão em relação a família”, sublinha.

Um contacto que antevê como “interessante” até pelo tom de novidade que tem caracterizado este pontificado e que surge a poucos dias do início de mais um encontro definido por Francisco para abordar questões como a família.

Os relatórios sobre a vida e acção de cada diocese estão já na posse do Papa Francisco. 

A última visita "ad limina" dos bispos portugueses foi em 2007.