Emissão Renascença | Ouvir Online

Acólitos portugueses encontram-se com o Papa

04 ago, 2015 • Ana Lisboa

“Será um momento de oração e de manifestação de uma grande comunhão dos acólitos de toda a Europa”, diz o padre Nuno Rosário Fernandes.

Acólitos portugueses encontram-se com o Papa
Mais de 200 acólitos portugueses vão encontrar-se esta terça-feira com o Ppa Francisco. Participam numa peregrinação internacional que termina a 7 de Agosto e que tem como lema “Eis-me aqui, envia-me”.

“Os acólitos são convidados a meditar sobre o chamamento que lhes é feito”, diz o padre Nuno Rosário Fernandes, prior da Igreja da Nossa Senhora do Amparo de Benfica.

O ponto alto da peregrinação é o encontro com o Papa, marcado para as 18h00 (menos uma hora em Lisboa). “Será um momento de oração” com Francisco, “um momento também de manifestação de uma grande comunhão dos acólitos de toda a Europa e creio que até mesmo do Brasil”, diz o mesmo responsável.

“Estamos na expectativa de saber o que o Santo Padre vai dizer aos acólitos, qual a mensagem que quer fazer passar àqueles que servem dominicalmente o Altar”, acrescenta.

No encontro vão estar presentes cercas de 10 mil acólitos de toda a Europa e ainda um grupo de brasileiros. Entre os 200 portugueses está Afonso Alves, que participa pela primeira vez numa iniciativa deste género.

Com 17 anos, pertencente à paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, confirma que está “um bocadinho ansioso para ver o Papa”.

“Eu penso que a mensagem dele incidirá sobre o facto de servirmos o Altar”. Será, prevê, “uma mensagem de força para continuarmos a fazer o nosso serviço com grande alegria e pensando principalmente que nós somos acólitos e serviços e Deus”.

Antes do encontro com Francisco, os acólitos portugueses vão participar numa eucaristia, da parte da manhã, na Igreja de Santo António dos Portugueses, presidida por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda.