Emissão Renascença | Ouvir Online

Maior festival de inspiração cristã do país ruma a Sul

31 jul, 2015

Festival Jota decorre em Faro, até domingo, e conta com 12 cantores e bandas, como Nico Montero ou a Banda Jota. Há ainda visitas, desporto, workshops, catequeses e encontros de reflexão.

Maior festival de inspiração cristã do país ruma a Sul
Arranca esta sexta-feira a 8ª edição do Festival Jota, que ruma pela primeira vez a Sul. Vai decorrer, até domingo, no Vale das Almas, em Faro, no Algarve.

A iniciativa, que nasceu na diocese da Guarda, em 2007, já conquistou o seu espaço e é hoje o maior festival de Verão de música de inspiração cristã em Portugal, um dos mais importantes a nível ibérico e com muitas actividades previstas.

A Banda Jota foi um dos grupos que dinamizou a criação do festival em colaboração com a Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda, e é já uma referência da Igreja portuguesa no que se refere à evangelização através da música.

Entre os vários grupos estrangeiros que participam este ano no Festival Jota, destaque para os italianos “The Sun”, que no sábado vão lançar o livro “A Estrada do Sol”.

A obra,  escrita pelo vocalista Francesco Lorenzi, conta a história de conversão da banda, cujas músicas são consideradas verdadeiros manifestos pela paz, pela defesa dos direitos humanos e pela liberdade religiosa. O livro, que tem prefácio do cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, foi  traduzido para português pela Paulinas Editora.

A Diocese do Algarve acolhe esta manifestação jovem, que o bispo D. Manuel Quintas deseja que seja um encontro com Cristo. Porque o evento se realiza no Algarve, também se espera que os turistas estrangeiros, principalmente ingleses, adiram, diz o padre Jorge Castela, da direcção artística do Festival Jota.

São 12 cantores e bandas, como Nico Montero ou a Banda Jota, no cartaz, mas há também actividades como visitas a vários locais, desportos ligados ao mar, workshops, as catequeses e encontros de reflexão com jovens.