Emissão Renascença | Ouvir Online

Princípio e Fim

Férias, fé e turismo religioso

06 jul, 2015 • Ângela Roque

O protocolo entre a Igreja e o Turismo de Portugal e a mensagem da Pastoral do Turismo para a época balnear estiveram em destaque no “Princípio e Fim” desta semana, onde se assinalou também o início da visita do Papa à América Latina.

Com muitos portugueses já de férias a Obra Nacional da Pastoral do Turismo divulgou uma mensagem apelando a que se aproveite esta altura de mais tempo livre para se estar mais em família, promovendo o encontro, a partilha e o diálogo. A nota pede ainda que não se esqueça a celebração da fé em família, e que as comunidades cristãs saibam acolher quem as visita. O padre Carlos Godinho falou ao “Princípio e Fim” sobre esta mensagem, sobre as prioridades que este serviço da Igreja já definiu para os próximos três anos e também sobre o Protocolo assinado na última semana e que prevê mais colaboração com o Turismo de Portugal.

Neste bloco dedicado ao turismo a nossa reportagem passou pelo Santuário do Bom Jesus de Braga, que este domingo foi elevado a Basílica menor, e também pela Torre dos Clérigos, que entre as várias ofertas pensadas para os turistas tem visitas nocturnas e uma exposição de Cristos. Falámos ainda dos resultados do inventário patrimonial que está a ser feito na diocese do Porto, onde já foi catalogado tudo o que existe em 370 paróquias, e do negócio de turismo social a que a Fundação “O Século” teve de recorrer para se financiar, depois de ter ficado sem as verbas que tinha da Feira Popular de Lisboa. Fomos ainda a Fátima onde começou mais uma edição das Oficinas Musicais para crianças.

Optar pela vida consagrada não é um caminho impossível nem complicado - é o que garante Tiago Alberto, de 29 anos, que no próximo sábado vai ser ordenado. Será o segundo padre agostinho português desde as Ordens Religiosas foram expulsas no século XIX.

Na Serra da Estrela na madrugada de sábado fez-se uma “Directa com Deus”. O convite foi feito sobretudo aos jovens, mas foram muitos e de todas as idades os que quiseram passar a noite a caminhar e rezar.

Estudar em Lisboa e ter alojamento sem gastar dinheiro é a proposta da Residência Feminina das Laranjeiras. Um projecto diferente, ligado à Opus Dei, onde as despesas se pagam com trabalho comunitário.