Emissão Renascença | Ouvir Online

Igreja exige que a questão dos refugiados seja tratada "sem hipocrisias"

29 jun, 2015 • Ana Lisboa

Esta é uma das ideias defendidas pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa, reunido em Vilnius, capital da Lituânia.

Igreja exige que a questão dos refugiados seja tratada "sem hipocrisias"
Os bispos e delegados do sector das migrações, reunidos na Lituânia, estão a debater os desafios que enfrentam actualmente no seu serviço pastoral.

Numa nota divulgada esta segunda-feira, o padre Duarte da Cunha, responsável pelo Conselho das Conferências Episcopais, diz mesmo que a Igreja Católica, a União Europeia e os seus países "não podem fazer de conta que nada se passa".

Todos devem assumir as suas responsabilidades e contribuir para a resolução dos problemas "sem hipocrisias e com uma consciência solidária, profunda e sincera", defende.

"É essencial olhar para os motivos que levam comunidades e famílias a saírem das suas casas, a abandonarem os seus entes queridos", refere. E a Igreja "tem o dever de estar presente e de acolher, mas sabe também que não pode fazer tudo".

Em debate neste encontro, que decorre à porta fechada, está também o fenómeno do "tráfico de seres humanos", cada vez mais frequente em países onde as pessoas estão dispostas a tudo para fugirem à guerra e à pobreza.

"Ser rosto amigo e comunidade hospitaleira, disposta a curar as feridas da vida e a escutar aqueles que tiveram de deixar para trás tudo o que têm. É neste sentido que queremos ir mais além, do que o mero serviço de emergência", sublinha o sacerdote responsável pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa.