Tempo
|

Bispo de Setúbal apresenta renúncia por limite de idade

27 mai, 2015

D. Gilberto dos Reis, de 75 anos, convida todos os fiéis cristãos da Diocese a “aguardar, na oração confiante, o bispo que o Santo Padre, quando puder, dará à Diocese”.

O bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, apresentou a renúncia ao cargo por ter atingido o limite de idade previsto nas leis da Igreja Católica.

O anúncio foi feito numa nota pastoral enderençada esta terça-feira aos diocesanos por D. Gilberto dos Reis, na véspera de comemorar o 75.º aniversário.

“Os bispos, de harmonia com o Direito Canónico, aos 75 anos apresentam ao Santo Padre a renúncia ao serviço episcopal. Uma vez que no dia 27 de Maio perfaço essa idade, tendo cumprido o estipulado no Direito, fico à espera da resposta do Papa Francisco, pelo tempo que ele entender, no exercício das minhas funções episcopais”, refere o bispo de Setúbal. 

D. Gilberto dos Reis convida todos os fiéis cristãos da Diocese a “aguardar, na oração confiante, o bispo que o Santo Padre, quando puder, dará à Diocese”.

D. Gilberto Délio Gonçalves Canavarro dos Reis nasceu a 27 de Maio de 1940, em Vreia de Bornes, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real.

Foi nomeado bispo auxiliar do Porto a 16 de Novembro de 1988, pelo Papa João Paulo II, e foi ordenado bispo a 12 de Fevereiro de 1989, na Igreja Matriz de Chaves.

A 23 de Abril de 1998 foi nomeado bispo de Setúbal, tomando posse a 21 de Junho de 1998.