Emissão Renascença | Ouvir Online

Cristãos de língua árabe vão receber livros sobre Nossa Senhora de Fátima

25 mai, 2015 • Ângela Roque

Basta um donativo de vinte cêntimos para que um cristão no Médio Oriente tenha acesso à mensagem de Fátima em árabe.  

Cristãos de língua árabe vão receber livros sobre Nossa Senhora de Fátima
Pequenos livros em árabe sobre a mensagem de Fátima, as aparições e os pastorinhos, vão ser distribuídos aos cristãos católicos da Terra Santa e do Líbano, com apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

A iniciativa é do movimento “Maria, ao Encontro da Humanidade Peregrina”, que já pensa em alargar o projecto a outras zonas, como a China e a Coreia do Norte.

Os primeiros 12 mil exemplares em árabe começam a ser entregues em Junho, mas há mais oito mil destinados só aos cristãos sírios que estão em campos de refugiados.

Odete Maria de Oliveira, uma das impulsionadoras do novo movimento mariano, explica que a ideia foi ganhando forma nos últimos anos, depois de várias visitas à Terra Santa: “Encontrámos em Ramallah uma imagem de Nossa Senhora de Fátima oferecida pelos portugueses, e depois junto a Belém, no Campo dos Pastores, Bet Sahur, estivemos numa igreja de um convento, que é paróquia, e que está votada a Nossa Senhora de Fátima. E isso impressionou-nos muito. Portanto, a ideia de levar a mensagem de Nossa Senhora de Fátima a estas zonas, onde já havia a sua devoção, nasce efectivamente aí”.

A responsabilidade da tradução para árabe foi do padre Peter Madros que Odete Maria conheceu em Jerusalém: “É um dos conselheiros do Patriarca Latino, ele domina 16 línguas, é dos grandes especialistas bíblicos do Médio Oriente e já esteve em Portugal. É um apaixonado pela mensagem de Fátima”, sublinha.

Para entregar os livros conseguiram o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Um “apoio essencial”, diz, porque “o transporte e entrega dos devocionários nestas zonas pode ser de execução particularmente difícil”. Foi, por isso, com muita satisfação que recebeu a garantia de que já no próximo mês a AIS “vai proceder à colocação de 12 mil exemplares em língua árabe, em Israel e no Líbano. Dos pequeninos devocionários e das dezenas, porque esses livrinhos vão sempre acompanhados daquelas dezenas-anel que há em Fátima”.

De pequena dimensão (7.5 cm por 10.5 cm), os devocionários contêm orações relativas à mensagem de Fátima e várias imagens: A de Nossa Senhora, a do Imaculado Coração, e as dos Papas João Paulo II e Francisco. E incluem uma colaboração especial, a do ex-Procurador-Geral da República Souto Moura.

“Naturalmente muitas pessoas pensam que ele é apenas um jurista porque foi procurador-geral e hoje é Conselheiro no Supremo. Mas é um grande artista, um grande desenhador, e fez a ilustração da aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos”, revela Odete Maria de Oliveira.

Basta 20 cêntimos…
A primeira encomenda foi de 40 mil livros, metade em árabe, metade em português, e foi esse número elevado permitiu baixar o preço de custo: “Cada pequeno devocionário ficou por 10 cêntimos, as dezenas nem chega bem a oito cêntimos, e o invólucro em polietileno anda à volta de um cêntimo. Ou seja, a pessoa sabe que ao fazer um donativo, por cada 20 cêntimos está a dar a possibilidade que um destes pequenos livros com a dezena que o acompanha seja entregue a um cristão, gratuitamente”.

O investimento inicial foi assegurado por um grupo de 40 católicos devotos de Nossa Senhora, e que foram juntando vontades e saberes. Odete Maria sublinha a colaboração de Antonio Guilhermino Pires, no apoio gráfico, de Pedro Vieira e de António Dias.

O movimento “Maria, ao Encontro da Humanidade Peregrina” já sonha em levar desta forma a mensagem de Fátima a mais locais do mundo, como a China, a Coreia do Norte, o Paquistão e a Índia. Os livros em português seguirão para os PALOP, Goa e Brasil.

A partir de Junho quem quiser contribuir com donativos poderá fazê-lo através de uma conta já aberta pela paróquia de Santa Maria de Belém, em Lisboa, que disponibilizará todas as indicações no seu site.

A entrevista a Odete Maria de Oliveira foi um dos destaques do “Princípio e Fim” deste Domingo, 24 de Maio.