Emissão Renascença | Ouvir Online

#somostodospessoas. Um dia para que não se esqueça a tragédia

26 abr, 2015

Várias organizações católicas e a Renascença apelam aos portugueses que, este domingo, se vistam de branco e façam uma oração ou um minuto de silêncio. O objectivo é chamar a atenção para a emigração forçada, que mata tanta gente no Mediterrâneo.

#somostodospessoas. Um dia para que não se esqueça a tragédia
Este domingo, é dia de solidariedade com as vítimas dos naufrágios no Mar Mediterrâneo. Face ao drama dos migrantes no Mediterrâneo, organizações da Igreja Católica apelam a gestos de solidariedade por parte dos portugueses.

“Somos Todos Pessoas é o nome da iniciativa, apoiada pela Renascença e pela da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana. O que se pede é que, neste domingo, se faça uma oração ou um minuto de silêncio. E que se coloque nas janelas um pano branco ou se use uma peça de roupa dessa cor.

Pretende-se, assim, sensibilizar para a necessidade de serem adoptadas medidas prioritárias de asilo e de acolhimento aos migrantes ilegais e de combate ao tráfico de seres humanos.

Consternação e indignação é o sentimento que une as diversas organizações católicas nesta manifestação de solidariedade e de alerta perante as tragédias que vitimaram, só este ano, mais de 1.500 pessoas no Mediterrâneo – um número que é 50 vezes superior ao do ano passado.

Além das medidas do foro securitário e do controlo das fronteiras, é preciso que a União Europeia faça mais em prol destes imigrantes, defende Eugénia Quaresma, directora da Obra Católica Portuguesa de Migrações, que participa na iniciativa.

Em todas as eucaristias celebradas neste domingo vai ser incluída uma prece no momento de Oração dos Fiéis, pedindo a Deus que ajude a construir “uma só família humana”.