#somostodospessoas. Silêncio e oração pelas vítimas no Mediterrâneo

23 abr, 2015

Iniciativa está marcada para domingo. Saiba como participar.
#somostodospessoas. Silêncio e oração pelas vítimas no Mediterrâneo
Uma oração e um minuto de silêncio em solidariedade para com as vítimas dos naufrágios no Mediterrâneo. É o que pedem várias organizações da Igreja Católica para o próximo domingo.

A iniciativa #somostodospessoas tem o apoio da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, a Obra Católica Portuguesa de Migrações e outras organizações, incluindo a Renascença, e tem por objectivo defender uma série de medidas prioritárias, nomeadamente, as questões do asilo e do acolhimento.

"Existe a questão do acolhimento, ter em atenção os pedidos de asilo, a questão da reinstalação de alguns. Há uma carta que está a ser divulgada a nível internacional, pedindo vias legais para imigração para que os traficantes não tenham poder sobre as pessoas", explica Eugénia Quaresma, da Obra Católica das Migrações.

É preciso "equilibrar a segurança e as questões humanitárias", acrescenta.

Esta iniciativa conta com o apoio da Renascença, como explica o cónego João Aguiar Campos, presidente do conselho de administração do grupo r/com e director do secretariado nacional das comunicações sociais.

“Está em causa um drama. Estão em causa os direitos de um conjunto de pessoas à vida e, por isso, a Renascença que sempre luta por estas causas não poderia ficar à margem de um gesto como este. É sobretudo um gesto que desafia a passarmos além das boas intenções, das lágrimas ou das exclamações piedosas, mas também precisamos destes sinais. É uma espécie de toque de despertador que se vem repetindo em diversos cantos e também neste canto português”, disse.

A iniciativa visa sensibilizar para a necessidade de serem adoptadas medidas prioritárias de asilo e de acolhimento aos imigrantes ilegais e combate ao tráfico de seres humanos.

Estas organizações apelam a todos os portugueses que no próximo domingo coloquem nas suas janelas um pano branco ou que usem uma peça branca e que se unam em oração ou num minuto de silêncio.

Em todas as missas celebradas no próximo domingo será incluída uma prece no momento de Oração dos Fiéis, pedindo a Deus que ajude a construir "uma só família humana".