Emissão Renascença | Ouvir Online

Jovens universitários levam experiências até África

30 mar, 2015 • Isabel Pacheco

"Educar a brincar" é um dos objectivos da "Missão Cabo Verde", uma iniciativa da pastoral universitária que, este ano, vai levar 21 jovens em diferentes equipas de trabalho ao continente africano.

Com uma mochila carregada de experiências, 21 jovens universitários do Minho partem, em Agosto, para Cabo Verde em espírito de missão.

"A definição de missão implica uma entrega sem sabermos ao certo o que esperamos", diz à Renascença Torcato Moira, um dos participantes. É estudante de Medicina e forma, com Filipa Correia, estudante de Enfermagem, o par de estreantes nesta iniciativa da Pastoral Universitária de Braga.

Em Cabo Verde, vão procurar sensibilizar a população para os problemas da saúde, sobretudo, para a saúde materno-infantil.

"Vamos tentar fazer compreender alguns aspectos relacionados com a desinfecção. Há pequenas práticas, mesmo sem os materiais mais desenvolvidos, que podem fazer a diferença", explica Filipa Correia.

A criação do gabinete da mulher e da grávida é outro dos objectivos, adianta José Gonçalves, da Pastoral Universitária de Braga. Sensibilizar, aconselhar e evangelizar são os principais objectivos. Os jovens não vão evangelizar "lendo o Evangelho, mas mostrando-O, o que é diferente", refere Liliana Correia, uma das voluntárias que vai integrar o grupo dos que vão jogar à bola para mostrar que tudo tem regras.

"Começamos a planear de que forma poderíamos incentivar as crianças e os pais aderirem mais à escola, criando a partir de pequenos jogos o gosto pelo conhecimento e, portanto, criamos este projecto que abrange não só a área do desporto, mas também a ciência e a música", adianta a estudante.

A "Missão Cabo Verde" decorre entre 1 e 31 de Agosto.