Emissão Renascença | Ouvir Online

Paróquia em Caminha vai “rezar” o fado para “chegar a Deus”

05 dez, 2014

Iniciativa insere-se na novena em honra da padroeira Santa Eulália de Venade e, também por esse simbolismo, foram escolhidos nove fados que vão intercalar os períodos de oração e meditação.

Paróquia em Caminha vai “rezar” o fado para “chegar a Deus”
O tema "Foi Deus", celebrizado por Amália Rodrigues, integra o repertório do concerto/oração "Silêncio que se vai rezar o Fado", marcado para domingo na Igreja de Venade, em Caminha.

A celebração, que vai ser marcada pela proclamação de excertos bíblicos, pretende, em primeiro lugar, "fazer ouvir a Palavra de Deus, para ser meditada e rezada, para depois se fazer silêncio e se ouvir o fado correspondente à Palavra de Deus", explicou à Lusa o pároco Paulo Emanuel.

A iniciativa insere-se na novena em honra da padroeira Santa Eulália de Venade e, também por esse simbolismo, foram escolhidos nove fados que vão intercalar os períodos de oração e meditação.

Vão ser interpretados, domingo, às 17h30, na Igreja Matriz da freguesia, sendo que "cada um deles vai contar um pouco da história da relação que o ser humano tem com Deus".

Como exemplo do concerto/oração preparado para domingo o pároco apontou a leitura da Criação do Mundo e o fado "Foi Deus" celebrizado por Amália Rodrigues.

A ideia "chegar a Deus através do fado" partiu de um grupo, designado "JP2", que junta católicos jovens de quatro paróquias do concelho de Caminha, no distrito de Viana do Castelo. Ao todo são os 12 os que estão envolvidos na organização da celebração em honra da padroeira Santa Eulália de Venade e cada um deles, "com um papel definido" e com objectivo traçado de "dar ao outro o que cada um melhor sabe fazer".