Tempo
|

Explosão em mesquita na Nigéria mata 120 pessoas

28 nov, 2014

As autoridades estão a responsabilizar o grupo Boko Haram pelo ataque.

Pelo menos 120 pessoas morreram e outras 270 ficaram ficaram feridas na Nigéria na sequência de uma explosão, esta sexta-feira, na Mesquita Central da cidade de Kano, no norte do país.

De acordo com a agência France Press (AFP) - que avança o número de mortes - o incidente terá sido provocado por dois bombistas suicidas.

Já a agência Reuters dá conta de 35 mortos em três explosões.

Para além das explosões, vários homens armados dispararam contra a mesquita – uma das maiores do país – que, àquela hora de oração, estava cheia de fiéis.

Fontes militares admitem que o número de mortos possa ainda aumentar. O grupo radical Boko Haram é suspeito da autoria do ataque, que, no entanto, ainda não foi reivindicado.

O Boko Haram rejeita as autoridades islâmicas tradicionais e a mesquita atingida fica perto do palácio do Emir Kano, um dos líderes religiosos mais importantes na Nigéria.
 
Os actos terroristas do grupo Boko Haram já obrigaram ao deslocamento de 700 mil pessoas dentro do país. O mesmo grupo é responsável pelo rapto, em Abril, de mais de 200 raparigas adolescentes.