Emissão Renascença | Ouvir Online

D. Manuel Clemente propõe "centralidade reforçada da dimensão familiar nas comunidades cristãs"

25 out, 2014

Ao longo do Sínodo Diocesano que agora começa, vários grupos vão reflectir sobre os problemas que afectam a diocese.

O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente,  lança este sábado, na Sé de Lisboa, Sínodo Diocesano de 2016, ano âmbito do aniversário da Dedicação da Catedral da capital, inaugurada em 1147.

No rescaldo do Sínodo dos Bispos, que decorreu no Vaticano, D. Manuel Clemente vai pedir aos cristãos de Lisboa que se empenhem a sério e ponham a família no centro das suas preocupações:

“Um dos pontos em que eu vou insistir, na esteira do Sínodo, é esta centralidade reforçada da dimensão familiar nas comunidades cristãs. Tem de ser algo que exija à comunidade cristã uma atenção prioritária à dimensão familiar”, disse à Renascença D. Manuel Clemente.

O Sínodo diocesano vai ter como lema “O sonho missionário de chegar a todos”, e vai ter lugar em resposta ao desafio lançado pelo próprio Papa na Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, onde se pede uma Igreja mais atenta e solidária.

A preparação do Sínodo Diocesano já está em marcha nas paróquias lisboetas. Ao longo do próximo ano e meio, em cada trimestre, vários grupos vão reflectir sobre os diversos problemas que afectam a diocese. Essas reflexões serão depois analisadas no encontro que terá lugar na Páscoa de 2016.

“Na Páscoa de 2016 tudo isso que tiver sido treinado, ensaiado e reflectido, já fará um grande volume de sugestões para andarmos para a frente, far-se-á um documento e depois os membros do Sínodo diocesano, que entretanto convocarei, reflectirão sobre isso que se tiver feito e pensado, e dirão: na diocese de Lisboa, o que é prioritário, o que, pelo que ensaiámos a partir da Exortação do Papa Francisco se mostra mais conveniente é isto, e isto, e isto, e vai ser o nosso programa. É fazer aqui, ao nosso nível, aquilo que o Papa quer que seja um processo global de reflexão e de evangelização na Igreja inteira”.

O Sínodo de 2016 vai coincidir com uma efeméride importante - a celebração dos 300 anos da atribuição a Lisboa do título de Patriarcado.

A iniciativa vai ser apresentada este sábado, no aniversário da chamada “dedicação (inauguração) da Sé” como Igreja Mãe de Lisboa. Estarão presentes representantes das 289 paróquias da diocese lisboeta.