Emissão Renascença | Ouvir Online

Curso ajuda Igreja a ter bons gestores

14 out, 2014 • Ângela Roque

É a primeira pós-graduação em administração de organizações religiosas e vai ser ministrada no ISEG a partir de Janeiro. Foi pensada para responder à necessidade que muitas instituições têm de saber gerir bem os recursos. 

Gerir um negócio não é fácil, ainda mais sem formação específica, pior ainda em tempo de crise. Foi a pensar, sobretudo, nas instituições ligadas à Igreja que se dedicam a actividades comerciais nas áreas da saúde, educação ou turismo religioso, entre outras, que surgiu a ideia desta pós-graduação.

O coordenador do projecto, António Pimenta de Brito, garante que havia necessidade de “formação nestes moldes, para padres, para religiosos e para outras instituições sociais”, e sublinha que o facto de se tratar de instituições da Igreja não diminui a exigência: “A Igreja acaba por ter actividade social e comercial que também se rege pelas mesmas circunstâncias e desafios que outras actividades, havendo aqui, portanto, necessidade de profissionalismo”.

Apesar do lucro não ser o objectivo principal destas instituições, há um mínimo de regras obrigatórias para manter a sustentabilidade destas actividades. “Vamos imaginar uma congregação que tem acção social num bairro e tem uma actividade comercial que financia essa actividade social. Se essa actividade comercial não é bem gerida, compromete a acção social que se está a fazer”, exemplifica.

O curso tem, assim, destinatários bem definidos: sacerdotes, religiosos ou leigos que trabalham nessas várias instituições. Antonio Pimenta de Brito lembra, por exemplo, que as ordens religiosas têm “cada vez mais actividades comerciais, desde hotéis a hortas comunitárias e agricultura”. 

A formação dirige-se também a todos os profissionais que estão envolvidos em centros sociais paroquiais, confrarias e irmandades, entre outros.

A pós-graduação, com a duração de seis meses, arranca em Janeiro e vai ser apresentada publicamente na próxima quinta-feira, no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa. As inscrições já estão abertas.