Emissão Renascença | Ouvir Online

D. Joaquim Mendes

Crise da família é uma “crise de Fé”

20 set, 2014 • Paula Costa Dias

O bispo da Comissão Episcopal do Laicado e Família espera que o Sínodo dos bispos abra horizontes de esperança para dar força à família.

Crise da família é uma “crise de Fé”

D. Joaquim Mendes, da Comissão Episcopal do Laicado e Família, disse este sábado, em Fátima, que a actual crise das famílias é uma” crise de fé” e por isso é necessário “reforçar a identidade cristã, dar a conhecer o evangelho da família, o projecto de Deus sobre a família e acompanhar a família”.

Falando à margem das Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil que neste fim-de-semana abordam precisamente a temática da Família, o bispo frisou que a preocupação da Igreja é sobretudo “o aumento considerável de pessoas que vivem juntas sem qualquer vínculo e disse esperar que o Sínodo dos bispos promova uma “reflexão sobre a realidade da família nos diversos continentes mas particularmente aqui na Europa e algumas indicações pastorais que nos possam abrir horizontes, que nos possam dar esperança e que nos possam ajudar a encontrar rumos pastorais para podermos dar força à família”.

Para D. Joaquim Mendes é necessário pôr em evidência testemunhos de projectos de famílias cristãs bem sucedidas para mostrar que é possível o caminho da família à luz de Deus.