Tempo
|

Elvas

Santuário ilumina-se para receber romeiros

18 set, 2014 • Rosário Silva

As festas do Senhor Jesus da Piedade e feira de S. Mateus cruzam o religioso com o pagão. A cidade raiana recebe, de 20 e 28 de Setembro, milhares de visitantes entre portugueses e espanhóis.

Santuário ilumina-se para receber romeiros
A tradicional procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves, abre, no sábado, dia 20, as festas do Senhor Jesus da Piedade e feira de S. Mateus, em Elvas.

O elevado número de devotos que acorrem ao Santuário elvense, faz com que esta procissão seja das maiores manifestações religiosas do país. Chega a demorar três horas, percorrendo entre quatro e cinco quilómetros.

“Só lhe refiro, a título de exemplo, que a procissão vai ser acompanhada, este ano, por quatro bandas de música, o que dá para perceber a sua grandiosidade” refere à Renascença, José Aldrabinha.

O juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade que, em conjunto com o município elvense, organiza as festas não tem dúvidas em afirmar que é “a fé no Senhor Jesus da Piedade” que move as pessoas e, sobretudo, “a devota população de Elvas”.

De resto, a componente religiosa é uma constante ao longo dos dias. “Para além da procissão dos Pendões, nos dias 21, 22 e 23, é celebrada missa no Santuário às 11 horas, sendo que neste ultimo dia, a eucaristia é presidida, novamente por D. José Alves”, adianta.

“As festas de S. Mateus, são as festas da cidade;
Quem me dera andar bailando, no Senhor da Piedade”
Mas as festas da cidade alentejana também se fazem com outros ingredientes. Na organização está a camara municipal de Elvas que dá uma preciosa ajuda. É que os festejos integram todo um programa cultural, com destaque para a Expo S. Mateus, onde as actividades económicas são atractivo, sem esquecer os produtos da terra ou a gastronomia regional.

Ao programa não faltam os incontornáveis espectáculos com vários artistas do panorama musical português: José Malhoa (dia 20), Tertúlia dos 40 (dia 21) D.A.M.A (dia 22), Jorge Guerreiro (dia 23), Tributo a ABBA (dia 24), Mia Rose (dia 25), Anjos (dia 26) e Toy (dia 27).

“O Senhor da Piedade, tem 24 janelas,
Quem me dera ser pombinha, para pousar numa delas”
O Santuário do Senhor Jesus da Piedade foi edificado por devoção à Paixão de Cristo e gratidão por ter sido salvo da morte, devido a queda perigosa, o Padre Manuel Antunes, quando em 1736 invocou o auxílio da Cruz erguida no lugar onde morrera um lavrador.

A cura do pároco e de muitos que ali se deslocavam ajudaram a criar o “mito”. As peregrinações ao local e os ex-votos dedicados ao Senhor Jesus da Piedade, fizeram com que fosse conhecido não só no Alentejo como também em Espanha de onde continuam a chegar muitos visitantes.