Emissão Renascença | Ouvir Online

Entrada Solene de D. António Moiteiro Ramos na Diocese de Aveiro

14 set, 2014

O prelado, de 58 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco em Julho.

A entrada solene do novo bispo da diocese de Aveiro está marcada para este domingo. D. António Moiteiro Ramos, até aqui bispo auxiliar de Braga, foi nomeado bispo de Aveiro pelo Papa Francisco, em Julho, para suceder a António Francisco dos Santos, actual bispo do Porto.

O bispo do Porto lembra a D. António Moiteiro que terá à sua espera uma diocese disponível, que desde há alguns meses aguarda a chegada do seu novo bispo. “Sei que ele vai ser bem acolhido e encontrar trabalhadores e colaboradores que estarão sempre disponíveis para a missão. A igreja e a diocese de Aveiro são extraordinárias, com um rosto belíssimo de sentido missionário e de sentido de resposta aos desafios do Evangelho e às exigências do nosso tempo.”

A celebração eucarística, que assinala a entrada solene na Catedral de Aveiro, terá lugar às 16h00, com a presença do núncio apostólico, Rino Passigato, que apresentará a bula papal da nomeação.

O bispo, que tem 58 anos e foi ordenado padre em 1982, quando foi nomeado falou das suas prioridades à Renascença. Quer manter o dinamismo criado pela “Missão Jubilar”, que celebrou os 75 anos da restauração da diocese, e seguir os conselhos do actual Papa dados na Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”. As famílias e os jovens serão duas das suas prioridades: “Na saudação que envio à diocese de Aveiro faço uma referência aos jovens, com uma palavra de muita estima e carinho, relembrando-lhes que são eles o rosto jovem da Igreja. E é neste campo que me quero inserir também nas terras de Aveiro, dar prioridade aos jovens e às famílias jovens, porque o futuro da Igreja passa por aqui”.