Tempo
|

Ataque a mesquita sunita faz 70 mortos no Iraque

22 ago, 2014

O atentado será uma aparente retaliação pela morte de milicianos xiitas na região.

Membros de uma milícia xiita atacaram esta sexta-feira uma mesquita sunita perto de Bagdad. Foram mortas a tiro 70 pessoas, numa aparente retaliação pela morte de milicianos xiitas.

O ataque, na mesquita Musab bin Omair, na localidade de Bin Wais, na província de Diyala, ocorreu depois de milicianos xiitas terem sido mortos em combates na zona, segundo fontes militares e policiais.

Segundo fontes médicas, o ataque fez 70 mortos e 20 feridos, atingidos por disparos de metralhadora dentro da mesquita, onde estavam para a oração semanal de sexta-feira.

A província de Diyala é uma das abrangidas pela ofensiva lançada no Iraque a 9 de Junho pelos jihadistas do grupo sunita Estado Islâmico e, esta sexta-feira, forças curdas e federais lançaram uma operação para recuperar a zona de Jalawla, tomada a 11 de Agosto.

Inicialmente, fontes militares atribuíram o ataque de hoje ao Estado Islâmico, uma vez que a população de Bin Wais é maioritariamente sunita mas apoia o governo xiita. Informações posteriores atribuem o ataque às milícias xiitas.