Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa para os jovens asiáticos: preservem a herança dos mártires

17 ago, 2014 • Aura Miguel, enviada à Coreia do Sul

Perante milhares de pessoas, Francisco afirmou que o testemunho de fé daqueles que morreram por terem fé não pode ficar no passado.

Papa para os jovens asiáticos: preservem a herança dos mártires
Na missa de encerramento da sexta jornada asiática da juventude, perante milhares de pessoas, Francisco afirmou que o testemunho de fé daqueles que morreram por terem fé não pode ficar no passado.
O Papa pediu este domingo aos jovens asiáticos que preservem a herança dos mártires perseguidos naquele continente nos séculos XVIII e XIX.

Na missa de encerramento da sexta jornada asiática da juventude, perante milhares de pessoas, Francisco afirmou que o testemunho de fé daqueles que morreram por terem fé não pode ficar no passado.

No Castelo de Haemi, em Seosan, o Papa lembrou que também nos dias de hoje há também perseguidos pela sua religião. "É o grito de tantas pessoas nas nossas cidades anónimas, a súplica de muitos dos vossos contemporâneos, e a oração de todos os mártires que ainda hoje sofrem perseguição e morte pelo nome de Jesus: 'Senhor, ajuda-me!'", disse.

"Dêmos resposta a esta invocação, não como aqueles que afastam as pessoas que pedem, como se a atitude de servir os necessitados se contrapusesse a estar mais perto do Senhor. Não! Devemos ser como Cristo".

Francisco alertou ainda para os males da sociedade contemporânea. Os jovens, lembrou, já têm capacidade de separar o bem e o mal.

"Através da presença do Espírito Santo, que vos foi dado no Baptismo e selado na Crisma, podeis, em união com os vossos pastores, apreciar os inúmeros valores positivos das diferentes culturas da Ásia. Além disso, sois capazes de discernir aquilo que é incompatível com a vossa fé católica, o que é contrário à vida da graça enxertada em vós com o Baptismo, e os aspectos da cultura contemporânea que são pecaminosos, corruptos e levam à morte", disse o Papa.

A visita de cinco dias do Papa Francisco à Coreia do Sul termina esta segunda-feira.