Tempo
|

ONU pede apoio ao povo do Iraque

08 ago, 2014

Conselho de Segurança preocupado com a situação no Norte do país, onde as minorias religiosas estão a ser atacadas por rebeldes islâmicos.


O conselho de segurança das Nações Unidas condena os recentes ataques de grupos islamitas no Iraque e exorta a um apoio internacional ao país.

Os 15 países membros do órgão reuniram-se de emergência esta quinta-feira para discutir a situação no Iraque em que os rebeldes do Estado Islâmico (ISIS, na sigla inglesa) estão a tomar cidades e a matar minorias religiosas no Norte.

A decisão do Conselho de Segurança foi lida pelo embaixador britânico na ONU Mark Lyall Grant, presidente do conselho durante o mês de Agosto. Foi a terceira reunião sobre o assunto.

Antes, já o secretário-geral das Nações Unidas dizia estar “seriamente consternado” com a situação no Iraque e os Estados Unidos admitiam ponderar “outras opções militares”, para além do envio de ajuda humanitária por via aérea, para apoiar as populações.

Estes desenvolvimentos aconteceram no dia em que o movimento do Estado Islâmico (ISIS, na sigla inglesa) tomou a maior cidade cristã do Iraque, Qaraqosh, e cercou os seus habitantes que, assim, ficaram isolados do mundo e sem condições de sobrevivência. Há cerca de 50 mil pessoas em risco.