Paquistão

Livro sobre Asia Bibi lançado em Lisboa amanhã

06 set, 2011

Obra tem o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que tem trabalhado pela libertação desta paquistanesa condenada à morte por blasfémia.
Livro sobre Asia Bibi lançado em Lisboa amanhã
Cristãos Paquistão Paquistaneses Blasfémia
A história de Asia Bibi, uma católica paquistanesa condenada à morte por alegada blasfémia, estará ao alcance dos leitores portugueses a partir de amanhã, com o lançamento de um livro escrito pela própria, em colaboração de Anne-Isabelle Tollet, jornalista francesa da TV France 24.

“Blasfémia – Condenada à morte por um copo de água” conta a história desta cristã que foi detida em 2009 depois de ter sido acusada por colegas de trabalho de ter blasfemado contra Maomé, uma ofensa punida com pena de morte no Paquistão.

Segundo a própria tudo teve origem numa discussão. Asia Bibi terá pedido um copo de água às outras mulheres, muçulmanas, que levaram a mal o facto de uma cristã querer beber da mesma fonte que elas. Depois da discussão as mulheres terão acusado Bibi de blasfémia, levando à sua detenção e posterior condenação.

O caso, longe de ser o primeiro, mereceu a atenção do mundo e apelos para a libertação da condenada chegaram inclusivamente do Vaticano. Duas figuras da política paquistanesa que se associaram aos pedidos de clemência foram entretanto assassinadas.

Desde a introdução da pena de morte por blasfémia no código penal paquistanês várias pessoas foram condenadas por este crime, embora nenhuma tenha chegado a ser executada. Contudo, os condenados acabam frequentemente pró ser vítimas de violência ou até mesmo assassinato extra-judicial.

O livro, editado pela Alêtheia, será lançado amanhã pelas 18h30, na livraria da editora, em Lisboa, e contará com a presença da co-autora.