Tempo
|

Culto dos santos é tema do Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica

23 jul, 2014

São esperados mais de mil participantes no encontro, que vai decorrer de 28 de Julho a 1 de Agosto, em Fátima.

O culto dos santos na Igreja será o tema do Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica, que vai decorrer de 28 de Julho a 1 de Agosto, em Fátima. São esperados mais de mil participantes.

"Creio na comunhão dos santos – o culto dos santos na Igreja" é o tema da 40ª edição do encontro, que vai assinalar a publicação da versão portuguesa do "Martirológio Romano", o livro litúrgico que contém o elenco dos santos e beatos honrados pela Igreja Católica.

"É um encontro vasto, muito alargado, que vai desde o estudo da santidade em si às suas diferentes manifestações, na liturgia, na arte, na religiosidade popular", explica à Renascença o director do Secretariado Nacional da Liturgia, Padre Pedro Ferreira.

"Nós conhecemos Deus na medida em que ele se revela e os santos são verdadeiras revelações dos rostos de Deus porque Deus não se esgota num simples rosto – cada Santo é um rosto de Deus. E quem são esses santos? São aqueles nos quais Deus é santo, que não se limita ao elenco dos santos canonizados pela Igreja", afirma Pedro Ferreira.

O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, que preside à Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, os padres Carlos Aquino (diocese do Algarve), José Lima (diocese de Viana do Castelo) e António Oliveira (Patriarcado de Lisboa) serão os conferencistas.

As inscrições para o Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica podem ser feitas "online".