Tempo
|

Vaticano afasta do sacerdócio arcebispo condenado por abusos sexuais

27 jun, 2014

O polaco Józef Wesolowski foi condenado pela Congregação para a Doutrina da Fé por abusos sexuais de menores e perderá o estatuto clerical.

O antigo Núncio Apostólico na República Dominicana, o Arcebispo polaco Józef Wesolowski, foi expulso do sacerdócio. A sentença da Congregação para a Doutrina da Fé foi divulgada esta sexta-feira pelo Vaticano.

Wesolowski foi condenado à pena máxima pela justiça da Igreja por abusos sexuais de menores. A sentença foi conhecida pouco tempo depois de o Papa Francisco ter apelado a tolerância zero nestes casos.

O processo, em primeira instância, foi concluído esta semana e o arcebispo tem dois meses para apelar da decisão.

De acordo com o Vaticano, além da sentença canónica imposta pela Congregação para a Doutrina da Fé, Wesolowski também responderá um processo penal perante órgãos judiciais, como cidadão leigo do Estado do Vaticano.

“Tendo em conta a sentença canónica, serão adoptados todos os procedimentos adequados face à gravidade do caso”, disse o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi. 

“Serão tomadas medidas para que resida num local preciso, limitado, sem liberdade de movimento, já que é uma pessoa julgada culpada de um grave crime e à espera de um novo procedimento judicial”, acrescentou.

Wesolowski, de 66 anos, foi núncio na República Dominicana de Janeiro de 2008 a Agosto de 2013.

As autoridades do país abriram uma investigação após denúncias de abusos sexuais contra Wesolowski, que foi chamado de volta pelo Vaticano em Agosto e teve as respectivas credenciais revogadas pelo Papa Francisco.