Novo atentado faz pelo menos oito mortos na Nigéria

23 jun, 2014

Há várias etnias diferentes no país mas religiosamente a população encontra-se dividida praticamente ao meio entre cristãos, maioritários no sul, e muçulmanos que predominam no norte.
Um atentado fez pelo menos oito mortos esta segunda-feira, na Nigéria. A explosão teve lugar junto à entrada de uma universidade em Kano, a principal cidade do norte do país, a uma hora em que decorriam aulas.

Há ainda relato de cerca de 20 feridos.

O atentado não foi ainda reivindicado, mas tudo indica tratar-se de mais um ataque do grupo islamita Boko Haram que tem morto milhares de pessoas ao longo dos últimos anos, tendo raptado ainda centenas de raparigas adolescentes este ano.

O Boko Haram pretende impor a lei islâmica em todo o país, mas tem especial influência no norte. Para além de ataques contra forças da segurança e cristãos, os islamitas criticam a educação ocidental, pelo que atacam também escolas e universidades.

A Nigéria é um dos mais importantes países de África, sendo mesmo o maior em termos demográficos. Há várias etnias diferentes no país mas religiosamente a população encontra-se dividida praticamente ao meio entre cristãos, maioritários no sul, e muçulmanos que predominam no norte.