Demonstração de fé nas ruas de Lisboa

22 jun, 2014 • Maria João Costa

Corpo de Deus assinalado com procissões na capital e um pouco por todo o país.
Demonstração de fé nas ruas de Lisboa
Demonstração de fé nas ruas de Lisboa

Entre cânticos e momentos de oração, a tradicional procissão do Corpo de Deus percorre este domingo as ruas de Lisboa.

Trata-se de uma demonstração de fé da diocese, explica João César das Neves, que marcou presença nesta celebração. Este é o segundo ano em que a festa é transferida de quinta-feira para domingo, por ter deixado de ser feriado nacional.

“É o momento em que o Senhor passeia pelas ruas da cidade, em que o Senhor visita a Sua cidade e, portanto, estar com Ele, segui-Lo, e ir atrás Dele é um momento central da vida deste ano”, afirma o economista católico.

A procissão provoca admiração e curiosidade aos muitos turistas que estão de visita a Lisboa, o que César das Neves considera uma contradição.

“Esta é uma presença que se sente, que se vê, quem vive nesta cidade todos os dias, a cada passo, a cada cruz nas várias ruas, mas que nestes momentos mais marcantes são mais simbólicos. Muitos vêm cá exactamente por causa disso, agora, como sempre, o que a presença de Cristo faz na nossa vida dependente muito de pessoa para pessoa. É sempre um sinal de contradição”.

A procissão do Corpo de Deus termina com a bênção no Largo da Sé, às 18h30, presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.