Emissão Renascença | Ouvir Online

Terra Santa

Papa renova apelo à paz e respeito entre comunidades

26 mai, 2014

Manhã marcada por momento de grande simbolismo. Francisco esteve junto ao Muro das Lamentações, onde deixou um envelope.

Papa renova apelo à paz e respeito entre comunidades
O terceiro e último dia da visita do Papa Francisco à terra santa começou com visitas ao grande mufti de Jerusalém, na Esplanada das Mesquitas, terceiro lugar santo do Islão, seguido de uma passagem deslocação ao Muro das Lamentações, o lugar mais sagrado do Judaísmo. O Papa cumpriu a tradição, depositando uma mensagem escrita e realizando um momento de oração.

O Papa voltou a apelar a paz e a pedir o respeito mútuo entre comunidades. A mensagem foi deixada durante a visita à Esplanada das Mesquitas, no último dia em que Francisco vai estar na Terra Santa.

"A partir deste lugar santo, lanço um premente apelo a todas as pessoas e comunidades que se reconhecem em Abraão: Respeitemo-nos e amemo-nos uns aos outros como irmãos e irmãs!", pediu Francisco.

"Aprendamos a compreender a dor do outro! Ninguém instrumentalize, para a violência, o nome de Deus! Trabalhemos juntos em prol da justiça e da paz! Salam!", acrescentou.

O programa deste terceiro e último dia é dedicado a encontros com responsáveis políticos e líderes religiosos judaicos, cristãos e muçulmanos em Jerusalém.

O dia começou com visitas ao grande mufti de Jerusalém, na Esplanada das Mesquitas, terceiro lugar santo do Islão, seguido de uma passagem deslocação ao Muro das Lamentações, o lugar mais sagrado do Judaísmo. O Papa cumpriu a tradição, depositando uma mensagem escrita e realizando um momento de oração.

Francisco vai ainda depor flores no Monte Herzl, o cemitério nacional de Israel e discursar no mausoléu do Yad Vashem de Jerusalém, em memória das vítimas do Holocausto, visitando em seguida os dois grãos-rabinos de Israel, no centro Heichal Shlomo.