|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

Movimento Schoenstatt assinala centenário

04 mai, 2014 • Ana Lisboa

As celebrações vão decorrer em Fátima durante todo o dia: de manhã no Centro Paulo Sexto e à tarde na Capelinha das Aparições.

O Movimento Apostólico de Schoenstatt assinala este Domingo os 100 anos de existência.

Depois de dois dias de peregrinação, vão estar em Fátima cerca de três mil pessoas, mais de 600 das quais foram a pé até ao Santuário.

De manhã, as cerimónias começam às 9h30 no Centro Paulo VI. Durante a tarde, pelas 16h, decorre o terço na Capelinha das Aparições, a que se segue a celebração de uma Missa, no mesmo local, presidida pelo Patriarca D. Manuel Clemente.

Esta é uma celebração antecipada dos 100 anos deste Movimento. O ponto alto do centenário da sua fundação será comemorado a 18 de Outubro, no “Santuário Mariano original em Schoenstatt”, na Alemanha. “E na semana seguinte estaremos em Roma, numa celebração com a presença do Papa Francisco”, sublinha o padre José Melo, director nacional do Movimento.

Em Portugal o Movimento existe há 54 anos e tem quatro Santuários: em Lisboa, Porto, Braga e Aveiro.

“Em torno dos Santuários concentra-se grande parte da nossa actividade. Mas depois há uma presença variada em algumas Paróquias em todo o país. Alguns núcleos com uma presença mais significativa”, refere este responsável.

Na área pedagógica há um colégio em Lisboa e uma creche em Aveiro.

Há ainda “algumas iniciativas missionárias no exterior” e também projectos que envolvem os jovens.