Emissão Renascença | Ouvir Online

O dinheiro "polui" o futebol, diz o Papa

02 mai, 2014 • Filipe d’Avillez

“Vocês são o centro das atenções e muitos dos vossos admiradores são muito novos. Lembrem-se disso e pensem que o vosso comportamento tem consequências, para o bem e para o mal”, disse Francisco aos jogadores.

O dinheiro "polui" o futebol, diz o Papa
O Papa Francisco lamentou esta sexta-feira a influência do dinheiro no futebol moderno.

Numa audiência às equipas do Nápoles e da Fiorentina, finalistas da Taça de Itália, e também à Federação Italiana de Futebol, o Papa recordou a sua própria paixão pelo futebol: “Quando era rapaz ia muitas vezes ao futebol, são boas memórias. Ia com a família. Eram momentos de alegria, aos domingos, com a minha família.”

“Mas hoje até o futebol entrou no mundo dos grandes negócios, da publicidade, da televisão e por aí fora. Mas o factor económico não se deve sobrepor ao desportivo, porque ameaça poluir tudo, a nível internacional, nacional e local”, criticou o Papa.

Francisco sublinhou a responsabilidade que os futebolistas têm neste âmbito: “Vocês são o centro das atenções e muitos dos vossos admiradores são muito novos. Lembrem-se disso e pensem que o vosso comportamento tem consequências, para o bem e para o mal”, disse, apelando a que os jogadores sejam exemplos de desportivismo.

Realçando ainda a importância dos valores desportivos, que podem contribuir para uma educação do corpo e do espírito, da solidariedade, lealdade e respeito, o Papa desejou sucesso a todos os jogadores.