Emissão Renascença | Ouvir Online

É preciso facilitar o encontro com Cristo nas prisões

01 mai, 2014 • Paula Costa Dias

Até domingo, centenas de pessoas vindas de regiões como Espanha, Andorra, Gibraltar, Brasil, Escócia e Portugal refletem sobre as causas e consequências da prisão.  

É preciso facilitar o encontro com Cristo nas prisões
É preciso ajudar os reclusos a encontrar-se com Cristo.

O apelo foi feito pelo secretário do Conselho Pontifício Justiça e Paz, à margem do primeiro Congresso Ibérico da Pastoral Penitenciária, que decorre em Fátima.

Depois de ter refletido sobre os principais problemas do sistema prisional em alguns países europeus, Monsenhor Mario Toso disse à Renascença que é urgente dignificar a pessoa presa, o que se consegue através do encontro com Cristo.

“Creio que é importante, sobretudo, facilitar o encontro dos reclusos com Jesus Cristo, porque o encontro com Cristo permite descobrir a sua própria dignidade. Depois, é preciso nas prisões ajudar os reclusos a dignificar a sua vida, através do trabalho e do compromisso.”

“Dignificar a pessoa presa” é o tema deste primeiro Congresso Ibérico, organizado pela Pastoral Penitenciária.

Até domingo, centenas de pessoas vindas de regiões como Espanha, Andorra, Gibraltar, Brasil, Escócia e Portugal refletem sobre as causas e consequências da prisão, os direitos humanos dos presos e sobre a missão da igreja na prevenção, na prisão e na reinserção.