Emissão Renascença | Ouvir Online

D. José Policarpo foi convidado a integrar listas do PSD à Constituinte

23 abr, 2014

O então padre Policarpo, reitor do Seminário dos Olivais, recusou o convite. A revelação é feita na Renascença por D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa.

D. José Policarpo, então padre e reitor do Seminário dos Olivais, foi convidado pelo PSD para integrar a sua lista à Assembleia Constituinte. A revelação é feita por D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa, na Renascença.

“O senhor D. José Policarpo foi convidado pelo PSD para a Assembleia Constituinte, para integrar a lista como independente. Ele recusou, mas disse que, se o Cardeal Patriarca de então, D. António Ribeiro, desejasse, estaria disponível para isso”, conta o bispo auxiliar de Lisboa.

No habitual debate religioso das quartas-feiras, na Renascença, D. Nuno lembra que houve uma decisão da conferência episcopal de não permitir a participação de padres na Constituinte.

“Em conversa imediata com o senhor D. António Ribeiro, D. José Policarpo disse-lhe que o Conselho Permanente do Episcopado português tinha decidido naquele próprio dia não permitir a participação de clérigos na Assembleia Constituinte”, explica. 

D. Nuno Brás fez esta revelação no habitual debate de actualidade religiosa das quartas-feiras, na Edião da Noite da Renascença.