Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa não deve falar durante a Via Sacra no Coliseu de Roma

18 abr, 2014 • Aura Miguel

Ao contrário do que é habitual, Francisco deve remeter a reflexão para o forte conteúdo das meditações, que este ano foram escritas pelo bispo Giancarlo Bregantini, famoso pela sua acção pastoral contra a máfia siciliana da Calábria.

Papa não deve falar durante a Via Sacra no Coliseu de Roma
O Papa vai presidir, esta sexta-feira à noite, à tradicional Via Sacra nas ruínas do Coliseu de Roma. Mas, ao contrário do que é habitual, Francisco não tenciona usar da palavra. A Cruz vai ser transportada por pessoas muito diversas entre si.

Um operário e um empresário lado-a-lado com dois sem-abrigo, duas crianças e ainda idosos, doentes e reclusos são os escolhidos para carregar a Cruz da Via Sacra.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Lombardi, é provável que o Papa não fale, remetendo para o forte conteúdo das meditações que este ano foram escritas pelo bispo Giancarlo Bregantini, famoso pela sua acção pastoral contra a máfia siciliana da Calábria.

Um bispo corajoso que explicou à Rádio Vaticana o essencial das meditações desta noite: “Toda a Via Sacra se articula nesta duplicidade: a dor e a esperança, as lágrimas e quem as enxuga, a experiência do drama e a da coragem. Deste modo, toda a Via Sacra está cheia de Ressurreição.

Os exemplos que dei são todos uma descrição dos dramas de hoje. E – também aqui – qual é a esperança? É o facto de que Jesus carrega no coração este peso, não o deixa sem resposta, mas, assumindo a Cruz, assume a crise e indica-nos a estrada, que é a de enfrentar os problemas, não de viver esmagados por eles, mas com responsabilidade e uma particular modalidade que é a de carregar connosco o peso da crise”.

Para a Via Sacra desta sexta-feira à noite, com início marcado para as 21h00 (menos uma em Lisboa) foram colocados vários ecrãs-gigantes pelas ruas à volta do Coliseu, em maior número do que o habitual, dada a grande adesão de peregrinos esperada nestes dias e também na próxima semana.

A cerimónia de Roma pode ser acompanhada através da RTP 2. A partir das 21h00, a Renascença transmite em directo a Via Sacra em Lisboa, entre as igrejas de S. João de Deus e S. João de Brito.